O Corian ®, material "milagre"





Projecto Clos Lucé Deco



Hôtel Seeko'o, Bordeaux, França

DuPont™ Corian®



Christian Ghion

Descobri o Corian há alguns anos graças à uma encomenda de ordenamento para uma cadeia de lojas.
Fiquei muito surpreendida pelas qualidades inovadoras desta nova liga (dois terços de minerais naturais e um terço de resina acrílica). Pode tomar múltiplas formas, é duma grande resistência duradoura, anti-choque, anti-riscos, impermeável e anti-bactériologica. Resistindo ao calor e oxidação apresenta-se como o único material a ter obtido a certificação de higiene muito conhecido do LGA QualiTest GmbH, centro independente alemão de testes de produtos de consumo.
Quando da sua criação pela firma Dupont de Nemours, há quatro décadas, era essencialmente um produto utilizado em blocos operatórios nos hospitais.
Gradualmente, os designers tiveram a boa ideia de explorar o seu enorme potencial. Domesticaram-no fazendo-o entrar nas nossas casas, lojas, hotéis, restaurantes e embarcações de luxo… Puderam preencher novas exigências, tanto sobre a estética (graças ás linhas magníficas e desenho apurado)quanto sobre a qualidade e a sua funcionalidade.
Termo formado, gravado, modelado, embutido, o Corian declina-se sob todas as formas: plano de trabalho, lavatórios, banheiras, móveis, paredes, objectos de decoração, etc. ... Existem obras de arte, algumas das quais foram vendidas a preços recordes pela galeria Pierre Bergé e Associados.
O Corian é declinado numa centena de cores, mas estou particularmente seduzida pelo branco imaculado (Glacier White). Sensibilizamo-nos também pela sua grande qualidade de pureza e tacto, simultaneamente lisa e não porosa. Dá uma sensação de conforto e qualidade.
Adapta-se a todos os espaços e combina com uma infinidade de outros materiais: madeiras, vidro, inox, acrílicos, lacados…
Dado que permite uma composição sem juntas aparentes, o Corian garante uma boa homogeneidade e um mínimo de manutenção.
Sendo um material maciço, surpreender-nos-á ele sua utilização em luminares. Graças á procedimento de recorte digital e retro iluminação com tecnologia de LEDS, obtemos obras de grande qualidade.
Particularmente impressionada pela fachada inteiramente realizada em Corian do Seeko' o hotel, na forma de iceberg (Bordéus, França), e, mais recentemente, por uma casa perto de Lisboa, constituída igualmente de uma fachada de 600 m2, estrutura uniforme, monolítica e compacta do Corian.
Tê-lo-á compreendido, Corian … adoro!
Trata-se bem de um material “milagre”, um parceiro ideal para criadores, que nos “permite realizar objectos concretos para exprimir ideias abstractas " (Ettore Sottsass).